BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates
24/10/2017 - 8:13 AM

Análise de Valor Limite

Oi gente,

Hoje irei falar de uma técnica de teste baseado em especificação (caixa-preta): análise de valor limite.

“Análise do Valor Limite

O comportamento nos limites de uma partição de equivalência é onde existe maior probabilidade de estar incorreto. Portanto, limites são áreas onde testes estão mais propensos a indicar defeitos. Os valores limites de uma partição são seu máximo e seu mínimo. Um valor limite para uma partição válida é um valor limite válido. O limite de partição inválida é um valor limite inválido. Testes podem ser projetados para cobrir tanto valores inválidos como válidos. Quando os casos de testes são projetados, um valor em cada limite é escolhido. Análise do valor limite pode ser aplicada em todos os níveis de teste. É relativamente fácil aplicá-la, sua capacidade de encontrar defeitos é alta e especificações detalhadas podem ser úteis em sua elaboração. Esta técnica é muitas vezes considerada uma extensão da partição de equivalência e pode ser aplicada para entradas manuais como, por exemplo, em escalas de tempo ou tabela de limites. Valores limites podem também ser usados para selecionar dados de testes.” ¹

 

Fonte: http://www.bstqb.org.br/uploads/docs/syllabus_ctfl_2011br.pdf (Página 38)

 

 

Ou seja, análise do valor limite nada mais é que, uma técnica de teste utilizada para exercitar os limite do domínio de entrada.

 

Essa técnica é muito vista em provas de certificações da seguinte maneira:

 

Um campo de entrada (input field) referente ao ano de aniversário aceita valores de 1900 até 2004. Utilizando a análise do valor limite o teste usaria quais valores?




 

Nessa questão a resposta correta seria a letra C.

 

Muitas pessoas confundem a resposta com a letra D, porém os valores 1901 e 2003 são localizados no “centro” onde um número menor de erros tende a ocorrer.

 

Lembrando que, a análise do valor limite é um técnica que COMPLEMENTA o particionamento de equivalência, a qual falaremos em outra postagem.

 

 

Qualquer dúvida, só entrar em contato comigo pelas minhas redes sociais.

🙂

Sobre Cibele Mallmann

Cibele Mallmann
Profissional na área de Qualidade e Teste de Software desde 2011. CTFL - Certified Tester Foundation Leve (12-CTFL-01995-BR)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *