BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates
23/08/2017 - 11:42 AM

Dicas para escrever seus casos de teste

 

O que FAZER?
Objetividade: Seja claro em seu texto. Escreva o teste pensando que outras pessoas, quando o receberem, também devem entendê-lo facilmente.
Entrada de dados e Resultado esperado: O teste necessita de alguma informação previamente cadastrada? Qual será o resultado para determinada ação? Não poupe informações.
Visão ampla: Famosa visão de todo do sistema. Imagine aquela funcionalidade interagindo com outras no sistema. Pense nos impactos.
Criatividade: Não fique limitado apenas à documentação que você recebe. Seja criativo e imagine cenários de performance e segurança, por exemplo.
Usabilidade: É nosso dever possuir um olhar crítico sobre a experiência de uso. Qual é o grau de facilidade com que o usuário conseguirá interagir com determinada interface? Sugira melhorias.
O que NÃO fazer?
Evite amarrar seu caso de teste com a interface do software. Sistemas podem sofrer alterações em nomes de botões, telas, mensagens de feedback, etc. Caso ocorram mudanças frequentes, você minimiza o retrabalho de caçar nos seus casos de teste o que foi alterado.
Preguiça: Não! Como já foi dito anteriormente, procure não poupar informações e não economize na quantidade de casos de teste para abranger os cenários que julgar necessário.
Não siga o caminho feliz da funcionalidade. Precisamos ser investigativos e curiosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *