BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates
19/10/2017 - 7:03 AM

Minas Testing Conference – Programação

8:00

Credenciamento Para que possamos agilizar o acesso ao auditório, é importante que leve seu ingresso e um documento com foto!O evento ocorrerá no Auditório da UNA – Rua da Bahia, 1723, Lourdes, Belo Horizonte – MG 13 de junho de 2015 – 8:00 às 19:00

8:30

Abertura

8:40

Garantia Mínima da Qualidade João Júnior O mundo é movido pelas perguntas, disso ninguém discute, aliás, hoje, tudo se discute, porém a motivação deste talk são estas perguntas: – O que devemos garantir principalmente? – O que devemos garantir no mínimo? – O que devemos garantir para entregar nosso produto ao cliente? – O que devemos Testar/Validar para garantir esse mínimo?

9:15

Alcançando Qualidade de Software: Entrega Contínua Samanta Cicilia Entregar software que atenda as objetivos do negócio, em pouco tempo e com um alto padrão de qualidade ainda é um desafio para muitas empresas já que processos de desenvolvimento são muitas vezes burocráticos Nessa palestra vamos mostrar como estamos implementando Entrega Contínua na Infoglobo. Serão abordados os seguintes temas:Introdução à Entrega Contínua de software – Pipeline de Entrega – Estágio de Commit – Deploys nos ambientes de teste – Smoke Tests -Testes de Performance Automatizados – Análise de Log – Promoção dos pacotes para cada ambiente – Testes Regressivos (Automatizados/Manuais) – Deploy em Produção – Desafios Culturais

10:10

Coffee Break

10:30

Conheça a Take.net – Patrocinador Ouro

10:40

Criando um ambiente real de distribuição de aplicativos usando TestFairy: Mais testes com menor custo Rafael Avelar Pacheco Não é segredo para ninguém que testes em dispositivos móveis é uma tarefa difícil, que demanda muito tempo e em geral não sai barato. A grande quantidade de aparelhos e versões de sistemas operacionais são exemplos de causas dessa complexidade. Esta palestra irá apresentar o TestFairy, uma ferramenta incrível para distribuição de aplicativos (de forma controlada) e para coleta de várias informações durante as execuções de seus testers convidados. Será apresentado ainda um caso de uso onde tal ferramenta foi aplicada reduzindo os custos de um teste em escala de um app mobile complexo.

11:15

Testes em uma arquitetura de micro-serviços Renan Martins A arquitetura de micro-serviços vem sendo cada vez mais adotada pela indústria. A possibilidade de implantar e escalar componentes separadamente, manter e paralelizar os seus desenvolvimentos em múltiplos times são apenas alguns dos benefícios responsáveis por essa adoção. Entretanto, esse tipo de arquitetura introduz desafios às estratégias de testes convencionais, principalmente devido aos diversos pontos de integração existentes. Nessa palestra iremos discutir diferentes estratégias de testes para lidar com esses desafios.

12:10

Almoço

13:10

Conheça a Avenue Code – Patrocinador Ouro

13:20

BDD on Mobile: Utilizando Cucumber e Appium para executar testes automatizados em smartphones Louise Souza e Ricardo Nacif Cucumber é uma ferramenta de testes BDD amplamente utilizada devido a facilidade de se escrever casos de testes que são entendidos por qualquer pessoa, tecnica ou da área de negócios. Através de linguagem natural, é possível que uma pessoa não técnica descreva casos de testes que são facilmente automatizados por uma pessoa técnica, utilizando a linguagem de programação desejada como Java, Ruby ou JavaScript. Combinado com o Appium, poderoso framework para execução de testes automatizados em smartphones e tablets, pode ser uma solução robusta para testes de integrações em sites mobile e aplicativos nativos para iOS e Android.

13:55

Implantação de um Processo de Teste de Software Randerson Melville Nessa palestra será apresentada a adoção de um processo de testes de software.Será discutido as dificuldades, desafios e potenciais melhorias com a adoção de um processo, apresentando alguns conceitos, ferramentas e processos de gestão que auxiliam um projeto no início da implantação desse processo. Como forma complementar será apresentado a adoção desse processo em um ambiente ágil de desenvolvimento, bem como apresentação de casos reais de empresas e projetos que implantaram o processo de testes.Serão apresentados os tipos de testes e ferramentas de apoio que podem ser utilziados em ambientes de desenvolvimento mobile, Web e desktop.

14:55

Verificação e validação de software no âmbito DO-178C Rodrigo Pimenta Reis O desenvolvimento de software aeronáutico é guiado por uma norma da RTCA denominada DO-178C, essa norma apresenta os pontos necessários no ciclo de vida do sw demonstrando o que é necessário para a certificação do mesmo. Trata-se de critérios rigidos para a garatia da qualidade do software, dentro desse contexto a etapa de verificação e validação de software é de suma importância. Essa palestra tem o intuito de apresentar o contexto de verificação e validação de software aeronáutico, objetivos a serem realizados para cumprimento com a norma DO-178C e como isso é relevante para a qualidade de software. Entre as atividades/objetivos a serem apontados estão: Revisão de requisitos, testes unitários, padrões de teste, revisão de código objeto etc.

15:30

3 noções básicas para automação de testes efetivos Taíse Dias da Silva Como criar testes automatizados com alto valor de negócio e baixo custo de manutenção de código para construir software com qualidade? Não é novidade que uma das práticas para um time construir software com qualidade é a adoção de testes no processo de desenvolvimento. Mas é muito importante que os testes sejam efetivos para garantir a qualidade das funcionalidades já implementadas e das novas funcionalidades. Esta palestra tem como objetivo compartilhar padrões e ferramentas que, quando combinados, podem oferecer testes automatizados com alto valor de negócio e de baixa manutenção seguindo três passos: definir o valor do negócio, automatizar testes e refatorar para baixa manutenção.

15:55

Coffee Break

16:20

Conheça a Base2 – Patrocinador Ouro

16:30

Testes em Rastreadores Automotivos Soraia Reis e Milrren Mattar Rastreadores automotivos são equipamentos usados para atender as mais diversas necessidade do mercado como operações de logística, gerenciamento de risco, inteligência embarcada, sistemas de transporte coletivo entre outros. Para atender a essas necessidades, softwares sofisticados são embarcados em hardwares compactos que são instalados nos mais diversos tipos de veículos. Esse contexto gera uma série de variáveis que deixam os testes do software embarcado bastante complexo e cheio de desafios. Nesta palestra vamos tratar de um caso real da empresa Maxtrack, pioneira e líder de mercado em desenvolvimento de soluções de conectividade e coleta de dados para monitoramento de ativos móveis.

17:05

Visual Regression Testing em ambientes na nuvem Stefan Teixeira Já imaginou poder automatizar testes que validem a aparência, o CSS e o design responsivo da sua aplicação web? É sobre isso que se trata o conceito de Visual Regression Testing, que é suportado por diversas ferramentas atualmente. Nesta palestra, vou falar sobre como fazer Visual Regression Testing em ambientes na nuvem (SauceLabs/BrowserStack) usando bibliotecas Node.js (Kobold, Preceptor e Hodman), criadas pelo Marcel Erz, do Yahoo. Vamos também mostrar como integrar um projeto de exemplo com essas ferramentas em um pipeline de Integração Contínua (com Jenkins).

18:00

Sorteios e Encerramento

Para maiores detalhes acesse a página oficial do evento!
Acessar MTC

Sobre Luiz Lohn

Luiz Lohn
Mobile QA Engineer, trabalha há mais de 4 anos com qualidade e teste de software. Atualmente na SocialBase trabalha com automação e testes manuais de Aplicativos Móveis. Fundador do site QUATEST e coordenador do GUTS-SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *