BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates
25/07/2017 - 4:37 AM

O crescente uso do software e a valorização do profissional de teste de software

Com a crescente demanda por software de qualidade, ou seja, por sistemas que atendam as necessidades dos clientes, está sendo crescente a valorização da função do analista de testes dentro das organizações.

Inicialmente, o analista de testes eram vistos como dispensáveis pelas organizações, porém a partir do seculo XX, com o crescente uso do software cada vez maiores e complexos, essa visão aos poucos foi mudada. Sem contar que, o uso acendente dos Smartphones impulsionaram mais essa necessidade.

As empresas procuraram se adequar a realidade, principalmente as médias e pequenas empresas, o que passou a adotar o analista de testes como algo fundamental dentro da organização, seja ela, pequena, média ou grande.

Há muito que deve ser otimizado, mas de fato, o profissional do teste, a cada dia que passa tem seu papel dentro de processo de qualidade de software como fundamental. Sem querer alfinetar nossos amigos desenvolvedores, a diferença entre quem desenvolve e quem valida e verifica, está entre quem “debug” e quem “testa” e a “objetividade” e o poder de ser “analítico”.

Entretanto, somos todos da mesma área, de uma mesma equipe e o resultado somente será benéfico, se todos fazerem seu trabalho com qualidade.

Fato é que a maioria das pequenas empresas não tem processos definidos o que pode dificultar o processo de qualidade como um todo.

Porém, esse é o assunto do próximo post.

Sobre Wilker Martins

Wilker Martins
Graduado em Sistema de Informação pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, alguns certificados e cursos para se manter atualizado. Profissional com 6 anos de experiência em qualidade de processos com foco qualidade de software, gestão de testes, análise e levantamento de requisitos, implantação e suporte de sistemas. vivência em metodologias ágeis e tradicionais. Nas horas vagas é praticante de uma praia, cerveja, uma música e resenha com amigos, e claro, uma academia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *