BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates
15/11/2018 - 4:20 PM
Novidades

Pequenas empresas, grandes oportunidades!

Demorei mas, voltei!
Irei dar continuidade ao assunto do post anterior… pequenas empresas que não tem processo definidos podem dificultar o processo de qualidade de software.
Bom, digo isso com propriedade, pois nos últimos anos, optei por sair de uma empresa de grande/médio porte, para trabalhar em empresas de pequeno porte ou as startups*.
Nestes últimos anos, tive contatos com empresas deste porte, e não é só coisas negativas que vi.
Elencando os pontos positivos, há pessoas altamente qualificadas, tecnologia de ponta e possibilidade de crescimento. Porém, quando o assunto é qualidade/testes, esta é uma realidade um pouco diferente.
A grande maioria destas empresas, não tem um profissional de qualidade, na maioria das vezes, é o analista de sistemas que validam e verificam o sistema ou em outros casos os TDD e BDD, substituem os profissionais da área de qualidade e muitas empresas acreditam que estes “testes” são suficientes (assunto para um próximo post).
O primeiro grande passo é a empresa sentir a necessidade de que um processo bem definido é essencial. Outro ponto é perceber que, analistas de sistemas, desenvolvedores e programadores não são analistas de qualidade.
Feito isso, algumas mudanças devem ser realizadas como, por exemplo, contratar um profissional que tenha conhecimento de processo de qualidade do produto, para que, a área de qualidade/testes seja “desmembrada” do desenvolvimento em si.
Com estas “pequenas mudanças” as coisas começam a fluirem melhor. Os desenvolvedores analisam e descrevem melhor as histórias, programadores programam e também ajudam descrevendo o famoso changelog, e os analistas de testes, entram com seus conhecimento de processo, testes, técnicas, ferramentas, etc…

Bom, acho que era isso… volto em breve com mais assuntos sobre processos, produto, qualidade e teste!
Até!

*Startup são empresas jovens que buscam a inovação em qualquer área ou ramo de atividade, procurando desenvolver um modelo de negócio escalável e que seja repetível.

Sobre Wilker Martins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *