BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates
25/07/2017 - 4:35 AM

Que ferramenta utilizar?

Hoje no mercado existe uma gama de ferramenta para nós profissionais de teste e qualidade, mas seu uso eficaz depende de alguns pontos como, processo bem definido, conhecimento da arquitetura da aplicação, conhecimento de programação, estar sempre atrás de novidades, estudar bastante a ferramenta
Que ferramenta utilizar para:

  • Gerenciamento de testes: Existe diversas ferramentas disponíveis no mercado tanto open source quando pagas para gerenciamento de testes, porém cada uma com peculiaridades e fluxos diferentes, umas se adaptam e são personalizáveis para seu fluxo e outras não, mas a primeira pergunta antes de que ferramenta utilizar para gerenciar os testes é: Tenho meu fluxo de Qualidade definido? Essa na verdade é uma pergunta que deveria ser simples, mas vemos no dia a dia que esse fluxo não é documentado e nem analisado com decorrer dos anos. O fluxo deve ser adaptável as mudanças de tecnologia, o fluxo deve ser revisto com uma certa frequência.
    aaa
    Com o fluxo desenhado conseguimos testar e verificar qual ferramenta se adapta e adequa ao nosso fluxo.
  • Testes de Performance:  A grande questão dese tipo de teste é o conhecimento, já que testes de performance requerem um conhecimento maior da estrutura da aplicação e da ferramenta em si, já que no mercado possuímos diversas, uma das mais recomendadas é o JMETER que é FREE, mas requer um certo grau de conhecimento da ferramenta para utiliza-la de forma eficaz. Quer aprender sobre esta ferramenta?
    JMETER jmeter-logo
  • Automação de Teste: Aqui entramos em uma discussão mais complexa, hoje temos diversas ferramentas, frameworks e linguagens de programação que podem ser utilizadas de diversas maneiras, neste ponto o conhecimento é deve ser mais evidente na escolha das ferramentas, este tipo de teste deve ser realizado por profissionais com conhecimento prévio, (Estou me referindo ao caso da empresa não possuir nada de automação.)a estrutura inicial da automação de testes dis muito de como será sua manutenibilidade. Então busque fazer uma consultoria ou contratar algum profissional com conhecimento.
    Quer saber mais sobre consultoria e cursos de automação?
    Qualister

Assim o mercado possui diversas ferramentas, mas o que irá definir é os resultados dos testes feito-nas e claro levando em consideração seu fluxo e procedimento!

Tem alguma dúvida? Comente abaixo

Sobre Luiz Lohn

Luiz Lohn
Mobile QA Engineer, trabalha há mais de 4 anos com qualidade e teste de software. Atualmente na SocialBase trabalha com automação e testes manuais de Aplicativos Móveis. Fundador do site QUATEST e coordenador do GUTS-SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *