BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Tabela de Decisão

Oi gente!!!

Hoje vou falar de uma das técnicas de criação de casos de teste que eu mais gosto e a que eu mais utilizo: tabela de decisão.

Mas o que seria a tabela de decisão?

“A Tabela de decisão é uma maneira de expressar, em forma de tabela, qual o conjunto de condições que é necessário ocorrer para que um determinado conjunto de ações deva ser executado. O ponto principal de uma tabela de decisão é a regra de decisão, que define o conjunto de ações a ser tomado, a partir de um conjunto de condições.” ¹

Então, para a validação de um campo numérico onde o usuário irá informar a idade e o sistema deve verificar se a pessoa informada é maior ou menor de idade, seria da seguinte maneira:

Condição Cenário 1 Cenário 2 Cenário 3 Cenário 4 Cenário 5 Cenário 6 Cenário 7
Idade < 18 igual 18 > 18 0 Vazio Negativo Acima do número limite do campo
Resultado esperado Menor Maior Maior Inválido Inválido Inválido Inválido

Nesse exemplo apresentado acima, a validação do campo teria 7 cenários possíveis.

Já trabalhei em projetos onde a regra de negócio era muito complexa e criação de casos de teste implicaria um tempo e uma demanda muito grande e como nossa realidade de prazos é sempre bem apertado, foi necessário utilizar somente a tabela de decisão para a execução de teste. Com um bom planejamento e organização tivemos sucesso nessas execuções.

Lembrando que, além de facilitar a nossa vida a tabela de decisão também é um assunto que cai nas provas de certificação.

É isso então!

Qualquer dúvida, só entrar em contato comigo pelas minhas redes sociais.

Até a próxima!

 

1 – Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tabela_de_decis%C3%A3o

Sobre Cibele Mallmann

Cibele Mallmann
Profissional na área de Qualidade e Teste de Software desde 2011, apaixonada por tecnologia, qualidade, teste, gestão e processos. Formada em: técnico em informática com ênfase em programação Java, superior em Gestão de Tecnologia da Informação, MBA em Gestão Empresarial e concluindo MBA em Gestão de Projetos, além disso possui certificação CTFL - Certified Tester Foundation Leve.

4 comentários

  1. Que benção! Até que enfim, alguém que explica bem, obrigado! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support