BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Dicas para escrever seus casos de teste

 

O que FAZER?
Objetividade: Seja claro em seu texto. Escreva o teste pensando que outras pessoas, quando o receberem, também devem entendê-lo facilmente.
Entrada de dados e Resultado esperado: O teste necessita de alguma informação previamente cadastrada? Qual será o resultado para determinada ação? Não poupe informações.
Visão ampla: Famosa visão de todo do sistema. Imagine aquela funcionalidade interagindo com outras no sistema. Pense nos impactos.
Criatividade: Não fique limitado apenas à documentação que você recebe. Seja criativo e imagine cenários de performance e segurança, por exemplo.
Usabilidade: É nosso dever possuir um olhar crítico sobre a experiência de uso. Qual é o grau de facilidade com que o usuário conseguirá interagir com determinada interface? Sugira melhorias.
O que NÃO fazer?
Evite amarrar seu caso de teste com a interface do software. Sistemas podem sofrer alterações em nomes de botões, telas, mensagens de feedback, etc. Caso ocorram mudanças frequentes, você minimiza o retrabalho de caçar nos seus casos de teste o que foi alterado.
Preguiça: Não! Como já foi dito anteriormente, procure não poupar informações e não economize na quantidade de casos de teste para abranger os cenários que julgar necessário.
Não siga o caminho feliz da funcionalidade. Precisamos ser investigativos e curiosos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support